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JOAO PEDRO SEGATO

TIM faturou R$ 500 mil em apenas um dia derrubando ligações no Paraná, diz Anatel.

O dia analisado pela agência reguladora foi 8 de março deste ano. Em comunicado, a operadora negou as acusações.

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  • 08 de Agosto de 2012
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Um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) usado como base em uma ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) contra a TIM informa que a operadora derruba de propósito ligações de usuários do Plano Infinity, no qual os usuários pagam uma taxa única pela ligação.

A prática afetou, em apenas um dia, segundo o relatório da Anatel, mais de um milhão de clientes da operadora no Paraná e rendeu à TIM um faturamento de R$ 550 mil. O dia analisado pela agência reguladora foi 8 de março deste ano. Em comunicado, a operadora negou as acusações.

Em todo o país, segundo o relatório, em apenas um dia, 8,1 milhões de ligações de usuários do Inifinity foram derrubadas, o que gerou uma receita de R$ 4,3 milhões. A agência monitorou todas as ligações em um período de março, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e com os clientes de outros planos da empresa.

A conclusão do documento, repassado ao Ministério Público, foi de que a TIM "continua derrubando de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O relatório da Anatel apontou um índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity.

O percentual de chamadas interrompidas por queda da ligação na rede da TIM chegou a 35,2% em todo o país – mais de 17 vezes maior que o limite de 2% previsto no Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal, estabelecido por resolução da Anatel.

A Promotoria pede que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. Também pede dano moral coletivo, por todos os inconvenientes causados aos consumidores paranaenses.