O movimento reuniu cerca de 1.000 pessoas nas proximidades de Itakyry, a cerca de 80 quilômetros de Foz do Iguaçu.
240
Imigrantes brasileiros que vivem no Paraguai, os chamados brasiguaios, fizeram um tratoraço ontem no quilômetro 60 da Supercarretera, rodovia que liga Ciudad del Este a Salto del Guairá, para pressionar a Justiça paraguaia a analisar um litígio de terra. O movimento reuniu cerca de 1.000 pessoas nas proximidades de Itakyry, a cerca de 80 quilômetros de Foz do Iguaçu.
Com tratores, colheitadeiras e caminhões, os manifestantes fecharam a rodovia por algumas horas, congestionando o trânsito.
De acordo com os brasiguaios, a empresa Benita S.A. passou a ocupar, desde janeiro deste ano, 700 hectares de uma área de pouco mais de 1.000 hectares que pertencem a 30 famílias. São pequenos proprietários cujas terras variam de 11 a 120 hectares.
A área fica na Colônia de La Fortuna, município Mbaracayu, a 65 quilômetros de Foz. Os brasileiros alegam que a empresa apresentou um título frio do ano de 2002 para se apropriar da terra. O caso tramita na Justiça paraguaia e a decisão deveria ter saído há mais de um mês.
Romei Hegk, 36 anos, é proprietário de 120 hectares da área e diz que as famílias estão impedidas de plantar. Ele adquiriu a terra em 1993 e alega que a empresa só não ocupou o restante da área porque havia cercas protegendo as propriedades. Os brasileiros prometem continuar o protesto hoje.