No Paraná, dos 14 segmentos investigados, nove reduziram a produção em relação a junho de 2011.
248
Depois de 12 meses seguidos de crescimento, a produção industrial paranaense teve queda de 7,5 por cento, em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na média nacional, a redução foi de 5,5 por cento.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal feita pelo IBGE em 13 estados e divulgada ontem. No Paraná, dos 14 segmentos investigados, nove reduziram a produção em relação a junho de 2011, com destaque para edição e impressão, produtos químicos, veículos automotores, minerais não metálicos, alimentos e borracha.
Na comparação com maio, a redução foi ainda mais generalizada, atingindo 12 dos 14 segmentos acompanhados. Ainda assim, o Paraná fechou o primeiro semestre com alta de 3,6 por cento na produção industrial. A estatística aponta para uma desaceleração da produção industrial a partir do segundo trimestre, quando o setor produziu 5,2 por cento, menos que no primeiro.
Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a queda foi de 0,1 por cento.
Segundo o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Gilmar Mendes Lourenço, os números do segundo trimestre indicam que, a partir de abril, a indústria paranaense passou a promover adequações aos sinais recessivos da economia brasileira.
Gilmar explicou que a adequação ocorre principalmente nos segmentos atrelados ao agronegócio, a material de transporte e à construção civil.