As mortes confirmadas neste informe ocorreram nos municípios de Londrina e Ponta Grossa.
349
O informe semanal da gripe divulgado ontem, 6, apontou que o Estado tem 1.043 casos confirmados desde o início do ano (57 casos novos na semana) e 35 mortes (2 novas mortes desde o último boletim, de 30 de julho). As mortes confirmadas neste informe ocorreram nos municípios de Londrina e Ponta Grossa.
O número de casos novos da doença vem caindo desde a semana de 24 a 31 de julho, quando ocorreram 328 confirmações de novos doentes. Mas, como a doença ainda provoca mortes, o superintendente de Vigilância da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, diz que é importante reforçar o alerta: qualquer pessoa que tenha sintomas de gripe (febre acima de 38º, dor de garganta e tosse seca) deve procurar imediatamente o serviço de saúde. "Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%", afirma.
Os dados divulgados pelos Estados do Sul mostram que o número de mortes pela doença é menor no Paraná. Santa Catarina registra 746 casos e 72 mortes e o Rio Grande do Sul tem 409 casos graves e 52 mortes.
A Secretaria da Saúde alerta também para a circulação de outros tipos de vírus causadores das síndromes respiratórias. Neste ano, no Paraná, foram registrados 581 casos e onze mortes por Influenza A (H3), mais conhecida como gripe comum ou sazonal e nove casos e nenhuma morte por Influenza B.
No Sudoeste
O município com maior índice da doença na região continua sendo Pato Branco, seguido de Francisco Beltrão. A situação, por aqui, também segue estabilizada. A regional de Pato Branco conta, atualmente, com 124 casos e destaque para Pato Branco, com 54 casos e Itapejara com 18. Já na regional de Francisco Beltrão, o número cai para 55, sendo Beltrão, com 18 casos, a cidade com maior incidencia. Do total de mortos, três foram do Sudoeste: Marmeleiro, São João e Dois Vizinhos.
Vacinas
O restante (160 mil) das 400 mil doses de vacina anunciadas pelo governo federal chegaram ao Paraná na última semana e foram distribuídas proporcionalmente aos 399 municípios. Com as novas doses, a vacinação foi ampliada para crianças de 2 a 5 anos, além de remanescentes dos grupos já priorizados: gestantes, idosos acima de 60 anos e crianças de seis meses a menores de dois anos.
Município__ Casos de gripe
Pato Branco____________ 57
Francisco Beltrão________ 18
Itapejara dOeste________ 18
Dois Vizinhos___________ 16
Palmas_________________ 9
Clevelândia______________ 7
São Jorge ______________ 7
Mangueirinha____________ 6
Chopinzinho_____________ 5
Coronel Vivida___________ 5
Marmeleiro______________ 5
Pranchita_______________ 4
São João_______________ 3
Planalto________________ 3
Renascença_____________ 3
Pérola dOeste___________ 2
Realeza________________ 2
St. Izabel do Oeste________ 2
Verê___________________ 2
Bela V. da Caroba________ 1
Coronel D.Soares________ 1
Saudade do Iguaçu_______ 1
Sulina__________________ 1
Eneas Marques__________ 1
Total________________ 179