• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Paraná lança campanha para promover a saúde do homem.

O projeto foi instituído pelo Governo do Estado para fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde do homem.

Image
  • 09 de Agosto de 2012
  • 283

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou na Assembleia Legislativa do Paraná, da audiência pública que marcou o lançamento do Agosto Azul. O projeto foi instituído pelo Governo do Estado para fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde do homem.

Até o fim deste mês, o tema será objeto de debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais. Haverá também distribuição de material informativo. Também foi lançado um selo dos Correios comemorativo ao Agosto Azul.

De acordo com Michele Caputo Neto, os homens procuram pouco os serviços de saúde e geralmente têm diagnósticos tardios.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens.

A predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: a violência e a pouca atenção à saúde. Os homens de 20 a 49 anos correspondem a 52 milhões de pessoas no Brasil e a 55 por cento do total da população masculina. Eles vivem em média seis anos menos que as mulheres.

Segundo coordenador estadual da Política de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde, Rubens Bendlin, os homens estão mais suscetíveis a mortes por causas externas, o principal fator de internamento da população masculina.

A consultora técnica da Política de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Cristina Abreu, afirmou que existem duas questões que impedem que o homem cuide mais da saúde.

Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul, que seguirá os moldes do Outubro Rosa, dedicado a promover mundialmente ações preventivas do câncer de mama. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda nos estágios primários.

A mobilização em torno do Agosto Azul envolve várias entidades, como a Copel, Sanepar, Fiep, Exército, Polícia Militar e outras Secretarias do Estado.