• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Safra de milho cresce mais de 35% no Paraná; Exportação em Paranaguá tem alta de 65%

O estudo apontou ainda que o estado será o maior produtor do grão neste ano. De acordo com o IBGE, o Paraná deverá colher cerca de 12 milhões de toneladas.

Image
  • 10 de Agosto de 2012
  • 313

A safra de milho prevista para este ano, no Paraná, deve crescer 35,2%, segundo a estimativa publicada nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o aumento da produção só não será maior porque as lavouras de milho sofreram com a estiagem durante a primeira colheita do ano.

O estudo apontou ainda que o estado será o maior produtor do grão neste ano. De acordo com o IBGE, o Paraná deverá colher cerca de 12 milhões de toneladas. Com os números positivos também em outros grãos, o Paraná deve fechar o ano como o segundo maior produtor do Brasil. A estimativa prevê que o estado feche o ano com 19,2% de toda a produção de grãos nacional.

As previsões do IBGE já começam a se confirmar no Porto de Paranaguá. Conforme a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o aumento no volume de exportação do milho já cresceu 65%. Entre janeiro e julho deste ano, o Porto de Paranaguá escoou 1,3 milhão de toneladas do grão.

Já a soja também teve resultados positivos. Com a quebra de safra nos Estados Unidos, o volume de exportação subiu 23% neste ano. Os produtores estão animados, porque a cotação da saca já chegou a R$ 80.