epresentantes dos cinco sindicatos presentes à reunião em que o secretário apresentou a nova tabela fizeram uma avaliação positiva da proposta.
318
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, apresentou nova tabela com avanços salariais para as carreiras de servidores técnico-administrativos das universidades estaduais.
A tabela, que traz avanços importantes em relação à última, apresentada em abril, faz parte integrante do Plano de Carreira do pessoal técnico das instituições de ensino superior do Paraná.
A nova proposta tem o aval da Secretaria da Administração e prevê reajustes de, em média, 35% para os técnicos de nível fundamental; 20% para o pessoal do ensino médio mantido pelas universidades; e 6% para os cargos de nível superior.
Os índices incidem sobre os vencimentos básicos. Representantes dos cinco sindicatos presentes à reunião em que o secretário apresentou a nova tabela fizeram uma avaliação positiva da proposta, que agora será apresentada para a categoria em assembleias no começo da próxima semana.
Uma nova reunião entre o secretário e representantes da categoria, que reúne em torno de 8 mil pessoas, ficou marcada para a próxima sexta-feira, dia 17, às duas horas da tarde.
De acordo com o secretário Alípio Leal, os percentuais são o máximo possível neste momento, por causa do limite prudencial dos gastos com a folha de pagamentos do Estado.
Para ele, a proposta permite superar o impasse que havia se estabelecido nas discussões. Depois de resolvida a questão da tabela, governo e servidores passam a discutir o que chamam de modelagem das mudanças previstas nas carreiras.
O secretário deixou claro que as mudanças em discussão só se aplicam aos servidores que ingressarem nas universidades a partir da aprovação do novo modelo. Não há possibilidade de perda de direitos adquiridos.