Em marmeleiro, está instalado um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas em frente ao Posto Bandeira, que terá a operação durante 24 horas por dia nas duas semanas.
330
O Ministério da Defesa (MD), realiza a Operação ÁGATA 5, operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras, com o apoio de órgãos e agências federais, estaduais e municipais, para coibir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira Sul e Oeste, de Chuí/RS até Corumbá/MS, abrangendo cerca de 3.900 km de fronteira.
A Operação ÁGATA 5 tem por objetivos reduzir a incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais e as ações do crime organizado, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira e incrementar o apoio à população local.
Nesta operação, o Ministério da Defesa e demais Agências Governamentais empregam cerca de 10.000 militares e civis, diversas viaturas, embarcações, helicópteros e aviões para realizar patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública; reconhecimento especializado de fronteira; revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações; fiscalização de produtos controlados; operação de busca e apreensão; reconhecimento e transporte aéreo, bem como interceptação de aeronaves suspeitas.
Em marmeleiro, está instalado um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas em frente ao Posto Bandeira, que terá a operação durante 24 horas por dia nas duas semanas. Terá também pontos de bloqueio em diversas localidades em toda a região. Vieram do 26º Grupo de Artilharia de Campanha, de Guarapuava, 150 militares, que foram somados a outros 33 do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.