Se aprovada, a proposta, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, acabaria com os salários de 4900 municípios do país.
293
Dentre outros argumentos, foi dizendo que "vereador virou emprego" que o senador goiano Cyro Miranda (PSDB) propôs uma emenda constitucional que acaba com salários de legisladores em municípios com menos de 50 mil habitantes em todo País. Se aprovada, a proposta, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, acabaria com os salários de 4900 municípios do país.
A ideia, explica o senador, surgiu de reclamações de prefeitos do interior quanto a dificuldades para cobrir folha de pagamento. "Fizemos um levantamento, 80% dos municípios pequenos não aguentam pagar. E os vereadores se reúnem lá e aumentam mais mil, dois mil. É o primeiro degrau da escada, agora é sentir as reações", disse Cyro Miranda.
O texto ainda estipula tetos salariais para municípios na faixa dos 100 000, dos 300 000 e dos 500 000 habitantes, que não poderão passar de 50%, de 60% e de 70% do salário de um deputado estadual, respectivamente.
A proposta também prevê teto salarial que adequaria os gastos das Câmaras ao máximo de 5% da arrecadação do município.