• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Governo do Paraná destina 6 milhões de reais para ampliar leitos de UTI.

O objetivo, de acordo com a Secretaria estadual da Saúde, é abrir mais 70 leitos de UTI no estado.

Image
  • 13 de Agosto de 2012
  • 310

O Governo do Estado vai destinar, até dezembro, mais de seis milhões de reais para a compra de equipamentos para os hospitais credenciados ao Hospsus, programa estadual de apoio e qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Sistema Único de Saúde do Paraná.

O objetivo, de acordo com a Secretaria estadual da Saúde, é abrir mais 70 leitos de UTI no estado. Serão adquiridos kits de equipamentos necessários para equipar UTIs adulto, pediátrica e neonatal, como monitores, respiradores, entre outros instrumentos.

Anualmente, o Estado repassa 60 milhões de reais para custeio dos 50 hospitais públicos e filantrópicos que aderiram ao programa Hospsus.

De acordo com Paulo Almeida, superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da secretaria, com esse repasse foi possível reduzir significativamente o déficit de leitos de UTI neonatal no Estado.

Segundo Paulo Almeida, a secretaria pretende abrir novos leitos no ano que vem, que atenderão todas as regiões do Paraná.

A Secretaria da Saúde também está estruturando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, os SAMUs, e a Central de Regulação Estadual.

Já foram inaugurados os SAMUs de Apucarana, Londrina, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Litoral. Na região de Curitiba estão sendo estruturadas bases regionais metropolitanas, que devem entrar em operação ainda este ano.

O governo pretende entregar ainda neste ano os serviços de Pato Branco, Cascavel e Maringá.

Outras áreas que estão sendo reforçadas com recursos do Estado são: o APSUS, programa de qualificação da Atenção Primária do SUS do Paraná; COMSUS, programa de apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde; Programa Farmácia do Paraná, que foi criado para promover o acesso da população a medicamentos seguros; e as Redes de Atenção à Saúde, que são compostas por cinco redes prioritárias, Rede Mãe Paranaense, Urgência e Emergência, Saúde Mental, Saúde do Idoso e da Pessoa com Deficiência.