São as primeiras casas de um total de 2.300 unidades em construção, em 170 municípios do Estado, entre eles, Dois Vizinhos.
339
Começou por Iguaraçu, na região Norte do Paraná, a entrega de casas construídas no meio rural pelos programas Morar Bem Paraná Rural, do governo do Estado, e Minha Casa Minha Vida Rural, do governo federal. Pagando apenas mil reais, divididos em quatro parcelas anuais, seis famílias de pequenos agricultores do município receberam as chaves. São as primeiras casas de um total de 2.300 unidades em construção, em 170 municípios do Estado, entre eles, Dois Vizinhos. Os governos federal e estadual subsidiam a construção de todas as casas.
A meta do programa Morar Bem Paraná Rural é atender até 2014 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações.
Além das 2.300 moradias em construção, mais 3.658 unidades, em 213 municípios, estão em processo de contratação, aguardando documentação e análise da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a construção das moradias rurais contribui para evitar o êxodo rural.
O programa Morar Bem Paraná Rural é uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Caixa Econômica Federal e cooperativas de agricultores.
Os recursos, provenientes do governo federal, pelo Minha Casa Minha Vida Rural, podem chegar a 25 mil reais por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsídio para complementar a mão de obra.