José Richa Filho afirmou ontem que foi aberto um canal de diálogo entre o governo federal e o Paraná para que haja entendimento com relação aos trechos ferroviários e rodoviários que cortam o Estado.
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O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou ontem, após reunião em Brasília com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, que foi aberto um canal de diálogo entre o governo federal e o Paraná para que haja entendimento com relação aos trechos ferroviários e rodoviários que cortam o Estado e estão incluídos no Programa de Investimento em Logística – PAC das Concessões.
O encontro na capital federal contou com a participação de dirigentes de entidades do setor produtivo estadual que compõem o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, do secretário de Representação do Paraná em Brasília, Amauri Escudero Martins, e parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional, além do presidente da Valec, José Eduardo Sabóia Castello Branco, e do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Misella.
O secretário disse que este encontro serviu para dirimir dúvidas e esclarecer alguns mal-entendidos, entre eles um erro no desenho do traçado da ferrovia que vem de Maracaju, passa por Cascavel e segue para Mafra.
Segundo José Richa Filho, um novo encontro vai acontecer nas próximas semanas com a participação de Bernardo Figueiredo e representantes do Paraná.
De acordo com ele, o governo federal admitiu que para os Estados os trajetos divulgados no lançamento do plano não ficaram claros.
No caso do Paraná, foi esclarecido que o ramal ferroviário projetado para ligar Cascavel a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passará por Guaíra.
Outro esclarecimento prestado aos paranaenses é que o trecho a ser concedido entre Cascavel e Guarapuava vai utilizar o atual traçado da Ferroeste.
Outra informação prestada pelo governo federal foi de que será feito o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de uma nova ligação ferroviária entre Guarapuava e Paranaguá, contemplando aquilo que o Estado reivindicava.
No encontro, os representantes paranaenses defenderam a inclusão no plano de concessões do trecho da BR-163 entre Cascavel e Barracão, que tem tráfego diário de oito mil veículos e precisa de duplicação. Segundo o governo federal, a rodovia receberá investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.