O aumento acumulado em 2012 pelos professores estaduais, considerando o índice de 5,1% concedido a todos os servidores no ano, chega a 19,55%.
436
O governador Beto Richa sancionou ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o projeto de lei que concede um novo reajuste salarial aos professores da rede estadual de ensino. A mensagem propondo o aumento foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. O reajuste concedido ao magistério estadual nos últimos dois anos totaliza 34,85%.
A sanção do governador permitirá o pagamento de 6,66% à categoria, retroativo a julho deste ano. Outros 6,65% a serão creditados ao salário dos professores a partir de outubro.
De acordo com o governador, este é um aumento importante que irá oferecer melhores condições de trabalho aos professores, e assim, garantir um ensino público de excelência.
O aumento acumulado em 2012 pelos professores estaduais, considerando o índice de 5,1% concedido a todos os servidores no ano, chega a 19,55%. No ano passado o acréscimo total no salário do magistério foi de 12,80%. A medida beneficia aproximadamente 75 mil profissionais do quadro da Secretaria de Estado da Educação.
Beto Richa afirmou ainda que o governo atendeu às reivindicações dos professores que pediam a antecipação dos reajustes.
Segundo o governador Beto Richa, a medida sancionada dá continuidade ao processo de equiparação salarial dos professores aos demais servidores do Estado com ensino superior e adequação ao Piso Nacional dos Professores.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdir Rossoni, disse que a Casa compreendeu a importância da medida e se esforçou para que a tramitação se desse no menor tempo possível.
Segundo o deputado , esta é uma importante ação que demonstra o compromisso do Executivo com a educação pública de qualidade.
Além de valorizar os profissionais da educação, Beto Richa destacou o compromisso do governo estadual em recompor o quadro funcional da estrutura educacional no Paraná. Para isso, ele autorizou recentemente a criação de 13.771 vagas para professores e pedagogos da rede estadual de ensino.
Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior e são para todas as disciplinas da matriz curricular e serão distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.