Foram encontradas embalagens veterinárias, garrafas plásticas, restos de equipamentos eletrônicos, peças velhas de carros e muitos outros que não se decompõe naturalmente e precisam ser reciclados.
322
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e agentes de saúde da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Dois Vizinhos receberam nos últimos dias, inúmeras denúncias sobre crimes ambientais cometidos por pessoas que estão jogando lixo em locais impróprios. Diante da situação, a equipe foi verificar “in-locco” e constatou que em muitos locais, em especial as margens de estradas, rios, lotes baldios e matas, pode-se constatar lixo de toda natureza, que foi jogado indiscriminadamente, sem controle, ferindo o meio ambiente e a qualidade de vida de todos. Principalmente as margens do Rio Jirau Alto, manancial que abastece a cidade, onde foi lançado lixo a céu aberto.
Foram encontradas embalagens veterinárias, garrafas plásticas, restos de equipamentos eletrônicos, peças velhas de carros e muitos outros que não se decompõe naturalmente e precisam ser reciclados.
A exemplo de medidas tomadas há mais de um ano, quando surgiram as primeiras denúncias, a Prefeitura Municipal decidiu cobrar das autoridades competentes uma minuciosa investigação para que os responsáveis sejam punidos.
Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros Avelino Rosa, jogar lixo clandestinamente gera transtornos e neste período de estiagem, diversos princípios de incêndio já aconteceram, colocando em risco, casas, galpões, cercas, paiois, aviários, animais e pessoas.
Por sua vez, o Delegado da 60ª DRP – Delegacia Regional de Polícia de Dois Vizinhos, Dr. Sandro Spadotto Barros, determinou que fosse feita uma investigação para apontar os responsáveis, para que sejam punidos de acordo com a Lei Ambiental. A pena mais alta para quem "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana ou que provoque a mortandade de animais ou destruição significativa da biodiversidade", é de R$ 50 milhões. A multa mínima é de R$ 5 mil.
Para o sucesso da investigação, é importante a colaboração da população, que deve denunciar sempre que alguém for flagrado jogando lixo indiscriminadamente em locais proibidos, como lotes baldios, margens de rios, margens de estradas e matas. Anote a placa do veículo e repasse a informação para o “ligue lixo” através do telefone 3536-8829 e 3536-1202, da Delegacia de Polícia.