Com investimento total de 100 milhões de reais, o empreendimento, beneficiado pelo programa Paraná Competitivo, vai gerar cerca de 220 novos empregos diretos na região Sudoeste do Paraná.
379
O governador Beto Richa participou ontem, em Pato Branco do lançamento da pedra fundamental da primeira usina de resina à base de milho da América do Sul. Com investimento total de 100 milhões de reais, o empreendimento, beneficiado pelo programa Paraná Competitivo, vai gerar cerca de 220 novos empregos diretos na região Sudoeste do Paraná.
A usina produzirá sacolas biodegradáveis e será construída pela empresa paranaense Sementes Guerra em parceria com a sócia francesa Limagrain. As negociações para a instalação da indústria começaram no ano passado, durante viagem de comitiva paranaense à Europa.
O próprio governador visitou a sede da empresa em Clermond-Ferrand, na França, onde reforçou o interesse do Estado no investimento.
O governador Beto Richa destacou a importância da parceria entre a empresa paranaense e a francesa com apoio de incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo.
Ele enfatizou que a empresa simboliza um grande desenvolvimento econômico e social para a região e para todo o estado.
O presidente da Limagrain, Manuel Rubió Pallé, disse que o apoio do governo do Estado foi muito importante para viabilizar o investimento. De acordo com o presidente foi também analisada a possibilidade de se instalar a indústria em outros estados, porém, o Paraná apresentou as melhores opções para o investimento.
Para o diretor executivo da Sementes Guerra, Ricardo Guerra, o programa Paraná Competitivo foi o grande diferencial para a atração dessa indústria para o município.
O secretário da Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o empreendimento representa uma nova oportunidade de agregação de valor ao milho cultivado no Paraná, que é o principal produtor nacional do grão.
O grupo Limagrain é a quarta maior empresa do mundo em produção de sementes, com um faturamento anual global de mais de um bilhão e quinhentos milhões de euros.Tem como principal atividade o desenvolvimento e fornecimento de milho geneticamente modificado para o Brasil e América do Sul. A Sementes Guerra, da família Guerra, de Pato Branco, atua na produção de milho no Brasil e no Paraguai e vendeu para a Limagrain 70% da divisão de milho da empresa.
A criação da nova empresa denominada Limagrain Guerra do Brasil possibilitou a Limagrain ter acesso a terras agricultáveis disponíveis no estado do Paraná e a Guerra possibilitou encontrar quem pudesse fornecer-lhe biotecnologia avançada para enfrentar os concorrentes internacionais.