Governo do Estado anuncia novos avanços para profissionais da educação.

Salários dos professores do Paraná acumularão reajuste de 34,85% em menos de dois anos.

Image
  • 31 de Agosto de 2012
  • 329

O governo do Estado anunciou ontem uma série de novos avanços para os profissionais da educação da rede pública estadual. Entre as medidas estão o pagamento, a partir de setembro, de promoções e progressões para o magistério; o envio para a Assembleia Legislativa do plano de carreira dos funcionários das escolas; e um estudo para mudanças no plano de carreira dos professores.

Os benefícios foram anunciados pelos secretários da Educação, Flavio Arns, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, durante reunião com representantes da APP Sindicato, no Palácio Iguaçu.

Os novos avanços vêm se somar a duas medidas anunciadas pelo governo nos últimos dias para a área da educação, a abertura de concurso público para o magistério e um novo aumento salarial para a categoria, em duas parcelas, de 6,66%, retroativa a julho, e de 6,65%, a partir de outubro.

Durante a reunião desta quinta-feira, Flávio Arns informou que a primeira parcela será paga em folha complementar até o dia 17 de setembro.

Com esses percentuais, os salários dos professores do Paraná acumularão reajuste de 34,85% em menos de dois anos.

O reajuste salarial, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador Beto Richa esta semana, beneficia aproximadamente 75 mil profissionais do quadro da Secretaria de Estado da Educação. Considerando o índice de 5,1% concedido a todos os servidores em maio, neste ano o aumento chega a 19,55%. No ano passado, o acréscimo total no salário do magistério foi de 12,8%.

O reajuste dá continuidade ao processo de equiparação salarial dos professores aos demais servidores do Estado com ensino superior e adequação ao Piso Salarial Nacional dos Professores. Segundo a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, o governo Beto Richa está aberto ao diálogo e com o reajuste salarial cumpriu um compromisso assumido com a categoria.

De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, os funcionários das escolas terão novo plano de carreira. O projeto de lei tratando do assunto será enviado em breve à Assembleia Legislativa.

Mudanças no plano de carreira dos professores estão sendo discutidas com a categoria, como a concessão de licenças, com vencimentos, para que os docentes possam fazer cursos de mestrado ou doutorado. Neste ano já foram concedidas 320 licenças.

Arns disse que a área é prioridade absoluta do governo e o objetivo é valorizar todos os profissionais que fazem a educação do Paraná.

Durante a reunião ainda foi anunciado que a implantação dos avanços dos professores na carreira será feita a partir da folha de pagamento de setembro. No fim do ano passado, o governo Beto Richa pagou as promoções e progressões que estavam em atraso desde 2009.

O avanço previsto aos professores que cursam o Programa de Desenvolvimento Educacional também será pago a partir do salário de setembro.

A realização do concurso público de professores e pedagogos, com publicação do edital, também foi reafirmada. Serão 13 mil e 771 vagas para professores e pedagogos da rede estadual de ensino.

Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior, para todas as disciplinas da matriz curricular, e distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação.