Os 710 milhões de reais, que serão aplicados no Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná.
277
Técnicos do governo estadual e do Banco Mundial encerraram as negociações para viabilizar um empréstimo de 350 milhões de dólares, cerca de 710 milhões de reais, que serão aplicados no Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná. A contrapartida do Paraná será de 915 milhões de reais.
Durante reunião realizada em Brasília foi finalizado o texto do acordo, que será enviado para a sede do banco em Washington, nos Estados Unidos, para a redação do contrato.
O documento a ser assinado entre o Estado e o banco deverá receber anuência dos órgãos de controle de contratos internacionais do governo federal antes de ser enviado para a aprovação do Senado.
As negociações com o Banco Mundial começaram no ano passado e fazem parte de um processo que inclui outros financiamentos nacionais e internacionais. No total, o Estado negocia 1 bilhão e 360 milhões de reais em empréstimos para investimentos em diversas áreas.
Em contrapartida, o governo vai investir outros 1 bilhão e 450 milhões de reais.
No Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná foram contemplados nove programas com ações das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Saúde e Educação.
Estes programas estão organizados em quatro subcomponentes: Desenvolvimento Rural Sustentável, Gestão Ambiental e de Riscos de Desastres, Educação e Saúde. O secretário Amauri Escudero Martins, do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, afirmou que foi cumprida a última etapa de ajustes entre o Estado e o Banco Mundial.
O secretário disse que os recursos são fundamentais para a execução de vários programas que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.
As negociações com o Banco Mundial foram conduzidas pela secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, mas também envolveram as secretarias da Fazenda; Administração Pública e Previdência; Educação; Saúde; Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente; além do Instituto Ambiental do Paraná; Águas Paraná; Defesa Civil; Emater; ITCG; Simepar; Mineropar; Codapar; Ipardes e Celepar.