Lixo jogado clandestinamente em manancial de abastecimento público será recolhido.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos lembra que é importante a colaboração da população, que deve denunciar.

Image
  • 11 de Setembro de 2012
  • 408

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a Sanepar, BRF e Conselho de Meio Ambiente, promovem nesta terça-feira, dia 11 de setembro, o recolhimento do lixo jogado clandestinamente as margens do manancial de abastecimento público. As coletas iniciaram às 08hs, com caminhões basculantes e retroescavadeira, cedidos pelo parque de máquinas da Prefeitura Municipal.

O trabalho inicia no prolongamento da Rua do Comércio, na estrada que corta a plantação de eucalipto do Senhor Arnaldo Krochinski e que liga a PR-473; e as margens do calçamento que liga a Fazenda Mazurana ao Pesque Pague Good Life.

Nestes locais, foram encontrados embalagens veterinárias, garrafas plásticas, restos de equipamentos eletrônicos, peças velhas de carros e muitos outros que não se decompõe naturalmente e precisam ser reciclados.

Além de proceder a limpeza dos referidos locais, a Prefeitura está acompanhando o trabalho investigativo da Polícia Civil, que busca identificar e punir os responsáveis.

De acordo com a Lei Ambiental, a pena mais alta para quem "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana ou que provoque a mortandade de animais ou destruição significativa da biodiversidade", é de R$ 50 milhões. A multa mínima é de R$ 5 mil.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos lembra que é importante a colaboração da população, que deve denunciar sempre que alguém for flagrado jogando lixo indiscriminadamente em locais proibidos, como lotes baldios, margens de rios, margens de estradas e matas. Anote a placa do veículo e repasse a informação para o “ligue lixo” através do telefone 3536-8829 e 3536-1202, da Delegacia de Polícia.