• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Paraná propõe antecipar vacinação contra a gripe e incluir menores de seis anos.

Desde 2011 o Paraná vem pedindo ao governo federal a ampliação do número de vacinas para atender a maior número de paranaenses.

Image
  • 17 de Setembro de 2012
  • 247

A Secretaria da Saúde do Paraná vai solicitar ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra as influenzas no Estado e a inclusão de crianças menores de seis anos entre os grupos prioritários para receber a imunização.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a proposta leva em conta a vulnerabilidade da região Sul em relação às síndromes respiratórias, o que requer uma atenção especial.

As propostas foram encaminhadas ao ministério após o término do I Seminário Paranaense sobre Síndromes Respiratórias Agudas, que aconteceu em Curitiba.

Sezifredo disse que será elaborado um relatório sobre a experiência paranaense, contendo uma série de propostas para serem levadas ao ministério.

Ele lembrou que desde 2011 o Paraná vem pedindo ao governo federal a ampliação do número de vacinas para atender a maior número de paranaenses. Na sexta-feira, durante o seminário, foram divulgados os novos números da gripe H1N1.

De janeiro a setembro deste ano, 1.111 casos da doença foram confirmados nos laboratórios do Estado. Quarenta pessoas morreram. A maioria das mortes está relacionada à busca tardia pelo tratamento ou a alguma outra doença crônica pré-existente, como o câncer, por exemplo.

O superintendente reforçou a importância da participação da população.

Segundo a coordenadora do Centro de Investigação e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde, Angela Maron de Mello, os números deste ano são maiores do que os registrados em 2011, quando houve apenas dois casos e nenhuma morte, mas estão bem longe do registrado durante a pandemia de 2009.

Segundo ela, o vírus Influenza H1N1 já circula em todo Paraná desde 2009, porém o comportamento é diferente a cada ano. Em 2012, o vírus voltou a circular com mais frequência, porém, a Secretaria da Saúde estava preparada e pode evitar que o número de casos e mortes fosse maior. A pandemia de 2009 deixou mais de 80 mil doentes pela H1N1 no Paraná e foi responsável por 339 mortes.

A estratégia do Paraná contra a gripe este ano abrangeu vacinação e medicamentos. A campanha de vacinação do Paraná atingiu a meta e imunizou quase 2 milhões de pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O Paraná também foi o primeiro Estado a oferecer o Oseltamivir, antiviral indicado para o tratamento da gripe, a todos que apresentaram sintomas da doença.

O Paraná também foi pioneiro no fracionamento do Oseltamivir para uso pediátrico e no monitoramento da doença em todos os 399 municípios do Estado.

Uma sala de situação foi instalada para acompanhar o comportamento da doença e foi a primeira a divulgar boletins semanais com informações de cada município.