A Copel ficou em 6.º lugar, Sanepar em 27.º, a Agência de Fomento do Paraná na posição de número 64 e a Cohapar com a colocação de número 92.
444
O Paraná tem sete empresas públicas estaduais entre as 500 maiores empresas da região Sul, segundo levantamento elaborado pela revista Amanhã, em parceria com a consultoria PwC, PricewaterhouseCoopers, consultoria especializada em serviços de auditoria e de assessoria tributária e empresarial.
Quatro delas estão entre as 100 primeiras do Sul. A Copel ficou em 6.º lugar, Sanepar em 27.º, a Agência de Fomento do Paraná na posição de número 64 e a Cohapar com a colocação de número 92.
Também constam na relação a Ferroeste, a Celepar, Companhia de Informática do Paraná, e a Centrais de Abastecimento do Paraná, a Ceasa.
O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, o Lactec, centro de pesquisa ao qual o governo estadual é associado, por meio da Copel, aparece no ranking na posição de número 493.
O ranking será lançado em Curitiba nesta quinta-feira, a partir das sete horas da noite, no Business School, no Shopping Estação.
A publicação apresenta um panorama completo do ambiente empresarial da região Sul do Brasil. Segundo o ranking, a Copel é a maior empresa do setor de energia do Sul do País, com receita bruta de 11 milhões e 900 mil reais no ano passado, a terceira maior do ranking.
Ele coloca a Fomento Paraná como a empresa mais rentável entre as instituições financeiras do Sul do País, primeira no ranking em liquidez e empresa com menor endividamento. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Fomento Paraná, Heraldo das Neves, entre os fatores responsáveis pelos avanços estão o atendimento especial às empresas privadas de pequeno e médio porte.
O momento também é positivo para a Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, que teve valorização de 162% das ações na Bolsa de Valores, e isso refletiu na receita bruta do ano passado da empresa, que foi de um bilhão e 900 milhões de reais, 18% a mais que em 2010.
A Companhia de Informática do Paraná, Celepar, também foi destaque no ranking da revista Amanhã como a companhia mais eficiente do Sul do país no setor de informática e automação.