• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

PSDB cresce no interior e dobra representatividade.

O PSDB foi o partido que mais conquistou prefeituras no Paraná nas eleições de 2012.

Image
  • 08 de Outubro de 2012
  • 381

O PSDB foi o partido que mais conquistou prefeituras no Paraná nas eleições de 2012. Levantamento aponta que em 393 dos 399 municípios do estado os tucanos elegeram 78 prefeitos e tiraram o primeiro lugar do PMDB, cujo número de prefeituras despencou em relação a 2008 – de 134 para 56. O PT ficou em terceiro lugar, com 39 prefeituras – sete a mais do que em 2008; o PSD ficou com 36, assim como o PDT.

Os tucanos quase dobraram o volume de prefeituras em relação a 2008, quando haviam conquistado 42 municípios. Apesar da liderança no ranking, o PSDB ficou de fora como cabeça de chapa nas maiores cidades do estado, inclusive em Curitiba, onde apoiava Luciano Ducci (PSB).

A presença do PSDB no interior passa ter papel importante no quadro para a disputa ao governo do estado em 2014, segundo os analistas. Com o fracasso do apoio na capital, a tendência é que o governador Beto Richa reforce sua presença no interior visando a reeleição, inclusive em cidades nas quais o PSDB faz parte da coligação que disputará o segundo turno. É o caso de Londrina, onde o governador apoia Marcelo Belinati (PP), sobrinho do ex- prefeito Antonio Belinati, que vai concorrer com Alexandre Kireeff (PSD).

O PSDB está presente ainda na base de apoio a Edgar Bueno (PDT), que vai enfrentar Professor Lemos (PT) no segundo turno em Cascavel, e em Ponta Grossa, com Marcelo Rangel (PPS) contra Péricles (PT). Em Maringá, o candidato apoiado Beto Richa, Pupin (PP), vai concorrer com Ênio Verri (PT).

O encolhimento do PMDB, por sua vez, tem razões na própria falta de uma estrutura organizada em nível nacional ou regional, o que acabou por fazer a legenda perder fôlego em 2012.

As eleições de 2012 também mostram uma maior pulverização das prefeituras entre os partidos, com a ascensão de legendas como o PSD e PSB, que virou destaque nacional e conquistou 14 prefeituras no Paraná, inclusive a de Foz do Iguaçu, onde Reni Pereira venceu.