Este ano, a Lei da Ficha Limpa foi responsável por sete mil recursos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral.
303
Na primeira eleição em que a lei da ficha limpa passou a valer, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carmem Lúcia, afirmou que a norma deu ânimo ao eleitor, mas admitiu que o cidadão brasileiro precisa conhecer mais sobre a nova lei.
Este ano, a Lei da Ficha Limpa foi responsável por sete mil recursos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral. Desses, quatro mil já foram julgados. O restante, segundo o TSE, deve ser avaliado até o dia 19 de dezembro, quando os candidatos recebem a diplomação.
No entanto, a maior preocupação do Tribunal é evitar que um candidato seja diplomado, tome posse e, posteriormente, outro seja considerado o vencedor da eleição.
Os candidatos que estão com o registro negado pelos tribunais regionais eleitorais, mas entraram com recurso no TSE e ainda não foram julgados, tiveram os nomes nas urnas nas eleições deste domingo.
Os votos que eles receberem vão ser considerados nulos até que o recurso seja julgado. Por isso, o resultado anunciado na noite de domingo pode não ser confirmado na data da diplomação.