O ato integra um conjunto de mobilizações programadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) para que o governo estadual atenda às reivindicações da categoria.
275
Os funcionários da rede estadual de ensino farão uma paralisação nesta terça-feira (9). O ato integra um conjunto de mobilizações programadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) para que o governo estadual atenda às reivindicações da categoria. Os servidores prometem interromper serviços como a confecção e distribuição de merenda escolar, limpeza, atendimento nas secretarias e bibliotecas, entre outros. O sindicato espera a adesão dos aproximadamente 28 mil trabalhadores das 2.138 escolas.
A categoria pede um reajuste salarial de 8,59% e alterações no plano do carreira. O sindicato negocia com o governo a implantação de mecanismos de promoção nos casos em que os funcionários se graduem ou terminem uma especialização, a criação de concursos de remoção como acontece com os professores e a alteração no sistema de férias.
Durante a paralisação desta terça, os servidores estarão nas escolas, mas de braços cruzados e participando de debates sobre a importância do seu trabalho para a educação, informou José Valdivino de Moraes, Secretário de Funcionários da APP.
A próxima paralisação já está marcada para o próximo dia 17 de outubro.