• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Professores do ensino médio da rede pública receberão tablets no ano que vem.

O Proinfo prevê investimento de 15 milhões de reais para a distribuição de 900 mil tablets em todos os estados do Brasil.

Image
  • 10 de Outubro de 2012
  • 367

Os 27 mil professores de ensino médio da rede pública estadual vão começar o ano letivo de 2013 equipados com tablets. Esta semana o governador Beto Richa autorizou a formalização de convênio com a Positivo Informática para o fornecimento de 32 mil tablets, dos quais 5 mil formarão estoque de reserva.

Os novos dispositivos serão comprados com recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, Proinfo, e complementam o esforço do governo estadual para promover a inclusão digital e a modernização do sistema educacional paranaense.

O Proinfo prevê investimento de 15 milhões de reais para a distribuição de 900 mil tablets em todos os estados do Brasil.

A empresa fornecedora foi definida por licitação realizada pelo governo federal no ano passado. No Paraná serão investidos cerca de 9 milhões e 500 mil reais.

A previsão é que os equipamentos sejam distribuídos até o início de janeiro. As escolas estaduais também receberão 3 mil e 300 projetores multimídia para apoiar o trabalho dos professores.

De acordo com o governador Beto Richa, o programa está de acordo com o compromisso do Estado de investir na qualidade do ensino no Paraná. Ele disse que tudo o que envolve educação é prioridade nesta gestão.

Beto Richa ainda citou outros avanços promovidos pelo governo na área da educação, como o reajuste dos salários dos professores, que nos últimos dois anos totaliza 34,85%.

Segundo o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o governo estadual será responsável por toda a estrutura para o funcionamento dos equipamentos, bem como pelo treinamento dos professores que vão receber o aparelho para que possam potencializar o uso da nova ferramenta.

Arns afirmou que a tecnologia vai ajudar os professores em diversas atividades, tanto na organização das aulas quanto na pesquisa.

Fabricados no Brasil, os tablets serão coloridos, com telas de 7 e 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

O governo pagará 276 reais pelo tablet de 7 polegadas e 462 reais pelo de 10 polegadas. Com o novo equipamento, o professor poderá preparar as aulas, acessar a internet e consultar conteúdos como revistas pedagógicas e 60 livros que estarão instalados no equipamento.

De acordo com o vice-governador Flávio Arns, estarão disponíveis conteúdos para aulas de disciplinas como Física, Matemática, Biologia e Química.

O diretor geral da secretaria da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, disse que o governo estadual apresentou à União um pedido para que sejam comprados tablets também para todos os alunos e professores do ensino fundamental. Segundo ele, com o equipamento será possível, por exemplo, o professor registrar a presença dos alunos diretamente no sistema.