Os membros do Conselho de Administração da Agência Paraná de Desenvolvimento, APD, tomaram posse ontem em Curitiba.
289
Os membros do Conselho de Administração da Agência Paraná de Desenvolvimento, APD, tomaram posse ontem em Curitiba. O órgão foi criado pelo governador Beto Richa para atuar na atração de novos investimentos para o Estado e também apoiar empresas já existentes por meio de convênios e parcerias comerciais.
O objetivo da Agência de Desenvolvimento do Paraná é promover a inovação e a modernização tecnológica, melhorando a competitividade, a prestação de serviços e a geração de empregos nas empresas instaladas no Estado. De acordo com Carlos Alberto Gloger, a Agência vai centralizar informações de diversas áreas para permitir que empresários tenham todo o apoio ao investir no Estado. Além disso, a APD vai criar uma base de dados para auxiliar na tomada de decisões de governo.
Segundo Carlos Gloger, durante a posse, foi possível sentir o interesse, por parte dos gestores do Estado, em aprimorar as ações em benefício do Paraná.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a instituição da APD vai ajudar no crescimento do Estado. Ele disse que a criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná vai gerar informações importantíssimas para a tomada de decisões, com todos alinhados no mesmo sentido, o de trazer o crescimento para o Paraná.
O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou que a Agência Paraná de Desenvolvimento complementa as políticas estaduais de estímulo ao crescimento industrial. De acordo com ele, a Agência articula de forma mais consistente a política que já vem sendo desenvolvida no Paraná no que diz respeito à atração de novas empresas.
O conselho é composto pelo diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto Gloger, e pelos secretários de Estado Cássio Taniguchi, do Planejamento e Coordenadoria Geral da Agência, Luiz Carlos Hauly, da Fazenda, José Richa Filho, da Infraestrutura e Logística, Ercílio Santinoni, da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, e pelo procurador-geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardoso. Na reunião do conselho administrativo, os membros empossados discutiram a aprovação do Estatuto Social e a composição do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do órgão. Também foram debatidas as condições estruturais necessárias para atuação da Agência, que está vinculada diretamente à Governadoria, através da Casa Civil.