O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou no início da sessão plenária de ontem que a eleição da nova mesa diretora será na terça-feira (16).
277
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou no início da sessão plenária de ontem que a eleição da nova mesa diretora será na terça-feira (16). Os deputados podem inscrever chapas concorrentes a atual gestão até segunda-feira (15).
Cabe à mesa diretora, mais especificamente, ao presidente, definir a ordem do dia, ou seja, quais projetos de lei serão votados pelos deputados e funções administrativas, como criação, transformação e extinção de cargos na Casa.
Também é de responsabilidade da mesa diretora, por exemplo, a definição dos salários dos parlamentares, do governador e do vice-governador e, após avaliação do Tribunal de Contas do Estado, (TCE) a aprovação ou não da prestação de contas do governo estadual. A gestão é de dois anos.
As funções da mesa são de extrema relevância, inclusive, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que se afastou das atividades parlamentares para assumir a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, retornou à Casa para participar da eleição.
As eleições deveriam ocorrem em dezembro, porém, foi aprovado um projeto de resolução que antecipou o pleito. A resolução foi apresentada pela atual mesa diretora por avaliar importante expandir de dois para quatro meses o processo de transição, já que a posse é em fevereiro.