• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BAILÃO EDUCADORA

com

ANDRIANO ZENI
MARCY

Escolas estaduais do Paraná terão acesso à internet sem fio.

Um projeto piloto começa a ser executado ainda neste ano, num grupo de 16 escolas, ainda não definidas.

Image
  • 15 de Outubro de 2012
  • 245

O Governo do Paraná vai implantar internet sem fio nas duas mil e duzentas escolas da rede pública estadual. Um projeto piloto começa a ser executado ainda neste ano, num grupo de 16 escolas, ainda não definidas.

A partir daí, o serviço será levado progressivamente para toda a rede estadual. A meta da Secretaria de Estado da Educação, que faz parte do plano de gestão do governador Beto Richa, é beneficiar cerca de um milhão e quinhentos mil alunos e oitenta e cinco mil professores.

Conhecida como wi-fi, a internet sem fio permite a conexão em todo o espaço da escola. Segundo o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, é uma proposta que está de acordo com o compromisso do Governo de investir na qualidade do ensino no Paraná.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, o projeto passará por uma fase piloto, que servirá para fazer ajustes na proposta. Flávio Arns ainda ressaltou que 27 mil tablets serão distribuídos pelo governo até o início do próximo ano letivo para os professores do ensino médio da rede pública estadual.

Além disso, as escolas públicas também serão equipadas com três mil projetores multimídia.

Os recursos para a compra desses itens são do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, Proinfo, do governo federal. Com a disponibilidade do sinal de internet gratuito, a funcionalidade desses novos dispositivos será potencializada.

Os tablets também permitirão aos professores, segundo o vice-governador Arns, preparar as aulas, acessar a internet e consultar conteúdos como revistas pedagógicas e 60 livros que estarão instalados no equipamento.

A rede de internet sem fio utilizará o sinal a cabo que já é fornecido às escolas pela Copel e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a Celepar, empresa do governo estadual responsável pela pesquisa e desenvolvimento de soluções de informática. Para a viabilização da proposta será necessária a instalação de roteadores e controladores em pontos estratégicos das escolas.

Cerca de 600 instituições paranaenses utilizam o sinal via satélite de internet, pois devido à localização geográfica não tem o cabeamento fornecido pela Copel. Para cumprir a meta de cobrir 100% das escolas com sinal wi-fi, o governo estadual, por meio da Copel, tem um plano de expansão que atenderá todas essas escolas com o sinal a cabo.