Orçamento da Saúde terá acréscimo de 390 milhões de reais.

A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde em exercício, René José Moreira dos Santos.

Image
  • 14 de Novembro de 2012
  • 384

O Governo do Estado prevê 390 milhões de reais a mais para a área da saúde no ano que vem. A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde em exercício, René José Moreira dos Santos, na abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em Cornélio Procópio, no Norte do Estado.

O secretário em exercício explicou que a partir do ano que vem os repasses de recursos aos municípios serão feitos do fundo estadual de saúde aos fundos municipais de saúde, o que vai agilizar a aplicação em projetos, sem a necessidade de serem firmados convênios.

O projeto de lei alterando o Fundo Estadual da Saúde será encaminhado à Assembleia Legislativa para votação. René Santos também destacou projetos prioritários para 2013. Segundo ele, a secretaria vai ampliar a implantação das redes de atenção à saúde e fortalecer a atenção primária. No orçamento, em trâmite na Assembleia Legislativa, estão propostos, por exemplo, a aplicação de 126 milhões de reais na Rede Mãe Paranaense, 200 milhões na Rede de Urgência e Emergência e 90 milhões para o HospSUS.

René Santos disse que a Saúde terá um orçamento digno, o que demonstra a prioridade que o governo do Paraná dá a essa área. O secretário estadual da Saúde, em exercício, destacou ainda a construção de centros de especialidades regionais e custeio dos consórcios intermunicipais de saúde, que terão garantidos 42 milhões de reais do orçamento, no ano que vem.

Outro projeto destacado foi a nova Escola de Saúde Pública, que deverá oferecer cursos de formação de gestores públicos de saúde.

Sobre o SUS, o secretário disse que o financiamento é um dos maiores desafios, por isso a importância do movimento nacional Saúde + 10, que está coletando assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que busca definir 10% das receitas correntes brutas da União em Saúde.

O vigésimo oitavo Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná reúne até esta quarta-feira cerca de 600 participantes, entre secretários municipais de saúde, gestores de consórcios, servidores federais, estaduais e municipais da saúde, representantes da secretaria de Estado da Saúde e do Ministério. Mais de 300 municípios estão representados no encontro.