Mais de 233 mil estudantes vão receber atendimento oftalmológico pelo SUS, no Paraná.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, trinta por cento das crianças em idade escolar e cem por cento dos adultos com mais de 40 anos enxergam mal no país.

Image
  • 14 de Novembro de 2012
  • 383

O novo projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde vai oferecer tratamento oftalmológico integral para mais de 233 mil crianças, jovens e adultos do Paraná que estejam matriculados na rede pública e inseridos nos programas Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, trinta por cento das crianças em idade escolar e cem por cento dos adultos com mais de 40 anos enxergam mal no país. Essa realidade contribui para o abandono escolar e a dificuldade de aprendizagem.

Por isso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que a estratégia Olhar Brasil é fundamental para melhorar a condição social da população.

 Dos mais de 233 mil alunos do Paraná que vão receber atendimento oftalmológico, 126 mil devem ser encaminhados para consulta. Desse total, 54 por cento vão precisar de óculos.

Para os mais de 80 mil jovens e adultos paranaenses cadastrados no Brasil Alfabetizado, a previsão do Ministério da Saúde é de que todos sejam encaminhados ao oftalmologista.

Cerca de 16 mil alunos com mais de 60 anos vão precisar de óculos. Para aprimorar a qualidade dos atendimentos oftalmológicos, o Governo Federal vai credenciar clínicas e consultórios privados como alternativas para oferecer esses serviços aos usuários do SUS.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida deve reduzir o tempo de espera para ter acesso aos tratamentos oftalmológicos.

Os estados e municípios que forem participar do projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde vão receber recursos a mais para realizar todas as etapas do projeto. Para realização das consultas serão investidos em todo o Brasil cerca de 100 milhões de reais para financiar o fornecimento de óculos e o tratamento de problemas visuais. Para saber mais sobre o Olhar Brasil do Ministério da Saúde e como aderir ao projeto, acesse: www.saude.gov.br