Governo do Paraná faz melhorias no Hospital Regional do Sudoeste.

O Governo do Estado precisou investir mais R$1,2 milhão para trocar aproximadamente 12 mil metros do telhado. O sistema de ar condicionado do hospital também será ampliado.

Image
  • 16 de Novembro de 2012
  • 577

O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, a substituição do telhado do Hospital Regional do Sudoeste e a instalação de ar condicionado no centro cirúrgico.

A unidade foi construída com telhado ecológico, de papelão reciclável, que começou a apresentar inúmeras infiltrações logo após a inauguração, em 2010.

O Governo do Estado precisou investir mais um milhão e duzentos mil reais para trocar aproximadamente 12 mil metros do telhado por cobertura tradicional.

O sistema de ar condicionado do hospital também será ampliado, o que vai permitir a utilização das duas salas cirúrgicas obstétricas.

O hospital tem 146 leitos, sendo 17 de UTI habilitados pelo SUS, e seis salas de cirurgia. Com estas adaptações, será possível ampliar o número de atendimentos.

De acordo com o diretor da instituição hospitalar, Badwan Abdel Jaber, no início da gestão do governo Beto Richa, foi feito um levantamento de todos os problemas estruturais da unidade.

Dentre eles, segundo Badwan Abdel Jaber, o maior problema detectado foi no telhado.

O hospital é referência para procedimentos de alta e média complexidade nos 42 municípios da região. Ao assumir a Secretaria de Estado da Saúde, em janeiro do ano passado, o secretário Michele Caputo Neto foi informado de que os 340 trabalhadores do hospital eram temporários e que o Governo do Estado não poderia renovar o contrato, o que inviabilizaria a continuidade de funcionamento da unidade. Após um acordo com o Ministério Público, o contrato foi prolongado até que o Estado pudesse contratar servidores concursados, que aguardavam o chamamento público. Para garantir a continuidade dos serviços à população, em março do ano passado, assumiram as atividades 524 novos servidores.

O passo seguinte foi fazer as adequações físicas de que o Hospital Regional do Sudoeste necessitava, o que culmina com a troca do telhado e a compra do novo ar condicionado.