Pagamento de dívidas com décimo terceiro salário exige cuidados do consumidor.

O pagamento do décimo terceiro salário deve injetar na economia paranaense cinco bilhões trezentos e sessenta e cinco milhões quinhentos e vinte e três mil e setecentos e quarenta e seis reis.

Image
  • 19 de Novembro de 2012
  • 230

O pagamento do décimo terceiro salário deve injetar na economia paranaense cinco bilhões trezentos e sessenta e cinco milhões quinhentos e vinte e três mil e setecentos e quarenta e seis reis, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

Curitiba lidera a injeção de recursos na economia municipal, seguida por Londrina e Maringá. Geralmente, ao receber o décimo terceiro salário, grande parte dos brasileiros pagam as dívidas em atraso.

De acordo com o advogado do Procon Paraná, Gustavo Godke, se o consumidor estiver negociando uma dívida em atraso, a empresa não é obrigada a oferecer descontos para a quitação dos valores. Porém, ele esclarece que se o pagamento estiver sendo feito com antecedência, o consumidor deve exigir o desconto no valor.

O advogado informou ainda, que caso o fornecedor não queira aderir à negociação, o consumidor pode procurar o Procon. Gustavo Godke ressaltou que se a empresa descumprir o acordo o consumidor também deve procurar o Procon.

O Dieese elaborou a estimativa nos 29 principais municípios do estado. Em todo o Brasil, o décimo terceiro salário irá incluir na economia cento e trinta e um bilhões de reais, o valor representa aproximadamente 2,9% do Produto Interno Bruto do país e será pago a 80 milhões de pessoas.