Exportações de milho crescem mais de 80% em Paranaguá.

Só no último mês, a exportação do milho mais que dobrou em relação ao ano passado.

Image
  • 20 de Novembro de 2012
  • 266

De janeiro a outubro, a movimentação de milho registrada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Appa, foi 81% maior do que a realizada no mesmo período do ano passado, quando o Porto de Paranaguá movimentou pouco mais de dois milhões e cem mil toneladas do grão. Neste ano foram 3 milhões e 900 mil toneladas do produto exportadas. Só no último mês, a exportação do milho mais que dobrou em relação ao ano passado.

De pouco mais de 415 mil toneladas movimentadas em 2011, para mais de 979 mil neste ano. Ou seja, 136% maior. Outubro foi o mês que registrou a movimentação máxima de milho deste ano.

De acordo com o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, uma série de fatores contribuiu para essa alta na exportação do milho. Entre elas, uma safra recorde nas lavouras do Paraná.

Considerando apenas o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, foram cerca de dois milhões e 900 mil toneladas de milho exportadas, número 60% a mais que no ano passado, quando o complexo movimentou pouco mais de um milhão e 800 mil toneladas do produto.

A movimentação geral do Corex, que soma a exportação de milho, soja e farelo de soja, foi de mais de 14 milhões e 200 mil toneladas nos dez meses deste ano.

O aumento registrado pelo complexo é de 13% em relação a 2011, quando foram exportadas 12 milhões e 600 mil toneladas de grãos. Fregonse ainda disse que a expectativa continua muito positiva em relação às exportações.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, neste ano, o Paraná colheu 16 milhões de toneladas de milho. Da primeira safra, quase 100% do milho já está comercializado. Da segunda, quase 80%. Conforme dados da Secretaria, o Estado tem ainda cerca de 6 milhões de toneladas do produto disponíveis para o mercado externo. Portanto, a movimentação de milho deve seguir na mesma intensidade.