Protesto de avicultores fecha a BR-163 em Capanema.

Cerca de 400 avicultores fecharam na tarde de ontem a BR-163 em frente do frigorífico Diplomata, na cidade de Capanema, no sudoeste do Paraná.

Image
  • 20 de Novembro de 2012
  • 296

Cerca de 400 avicultores fecharam na tarde de ontem a BR-163 em frente do frigorífico Diplomata, na cidade de Capanema, no sudoeste do Paraná. Eles protestaram contra a falta de pagamento por lotes de aves já entregues ao frigorífico. O protesto reuniu produtores de sete cidades das regiões Oeste e Sudoeste do estado.

Segundo os produtores, o frigorífico não paga pelos lotes há três meses. "Estamos reivindicando que sejam pagos imediatamente todos os lotes pendentes", disse Jaime Lazarotto, presidente da Associação de Avicultores da Microrregião de Fronteira.

Eles também pedem que os pagamentos sejam feito em 15 dias após a entrega das aves. "Vínhamos com o pagamento de 15 dias, (o frigorífico) passou para 45 dias e nem isso foi respeitado", afirmou Lazarotto.

O protesto bloqueou o acesso ao frigorífico. Depois das 13 horas, caminhões com lotes de frango foram impedidos de entrar. Os veículos que passavam pela BR 163 tiveram de fazer um desvio pelo pátio de um posto de combustíveis. Os manifestantes também assaram frango na frente do frigorífico e distribuíram cerca de 200 aves para moradores da região. "Nós estamos pagando para criar frango para eles", reclamou o produtor Vilson Carestini. Os produtores também reclamam da falta de ração.

A assessoria do frigorífico reconheceu o atraso e informou que a empresa vai tentar regularizar os pagamentos e a entrega da ração.

Com dívidas de aproximadamente R$ 455 milhões, que culminaram em um processo de recuperação judicial, o frigorífico Diplomata apresentou à Justiça, no dia 16 de outubro, um plano de recuperação judicial, que define as medidas a serem tomadas para garantir o pagamento das dívidas.

O processo inclui o frigorífico e outras quatro empresas (Klassul Industrial de Alimentos, Attivare Engenharia e Eletricidade Ltda, Jornal Hoje Ltda e Paper Mídia) que pertencem ao deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB).