Hospital Regional do Sudoeste está credenciado pelo Ministério da Saúde.

Dos 17 hospitais regionais do Paraná, o Walter Pécoits, do Sudoeste, estabelecido em Francisco Beltrão, é o primeiro a obter credenciamento do Ministério da Saúde para UTIs e cirurgia vascular.

Image
  • 22 de Novembro de 2012
  • 344

Dos 17 hospitais regionais do Paraná, o Walter Pécoits, do Sudoeste, estabelecido em Francisco Beltrão, é o primeiro a obter credenciamento do Ministério da Saúde para UTIs e cirurgia vascular de alta complexidade.

O diretor geral do HR do Sudoeste, médico Badwan Jaber, disse que ele tinha sido alertado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde que o prazo normal para a obtenção de um credenciamento como este é de três anos, mas para Beltrão saiu em menos de dois anos.

O que muda, na prática, é somente a origem dos recursos, porque esses atendimentos já vinham sendo feitos, inclusive é uma das exigências, que esteja funcionando. Até hoje os recursos vinham do governo do Estado e agora passam a vir do governo federal através do Ministério da Saúde.

O credenciamento autorizado agora é para 17 leitos de UTI (10 adultos e 7 neonatal) e a cirurgia vascular, que faz safenas, femurais, traumas vasculares, entre outros. Está em processo de instalação uma nova sala com mais 10 UTIs para adultos que, segundo Dr. Badwan, também deverá ser credenciada assim que o Estado contratar pessoal para atender, o que está previsto para março do ano que vem. Para março de 2013 também há a expectativa de credenciamento de outros serviços pelo Ministério da Saúde: gestação de alto risco, urgência e emergência, neurocirurgia e ortopedia.