Governo do Paraná reforça a segurança pública com novos policiais.

No total estão sendo formados 2.000 policiais neste ano e um novo concurso deve ser aberto nos próximos meses.

Image
  • 22 de Novembro de 2012
  • 281

O governador Beto Richa participou ontem da cerimônia de formação de 250 novos policiais militares, que concluíram o curso de formação e vão reforçar a segurança em todas as regiões do Estado.

O aumento do efetivo da Polícia Militar faz parte da reestruturação da segurança pública do Paraná. No total estão sendo formados 2.000 policiais neste ano e um novo concurso deve ser aberto nos próximos meses.

Na semana passada 114 soldados que fazem curso de formação em Londrina concluíram uma das etapas da preparação e iniciaram o trabalho de policiamento assistido. Beto Richa afirmou que desde o primeiro ano da atual gestão o governo prioriza a segurança da população.

O governador ressaltou ainda que nesta semana foi finalizada a compra de 1.220 viaturas, que devem começar a ser entregues em 60 dias. Estão previstas também novas delegacias, o reaparelhamento das forças policiais, a descentralização do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo e a retomada dos módulos policiais.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que os novos policiais vão reforçar os batalhões de todo o Paraná.

A nova turma, conforme informou o comandante-geral da Polícia Militar, o tenente-coronel Roberson Luiz Bondaruk, também recebeu formação em policiamento comunitário.

Segundo o coronel Bondaruk, parte do efetivo vai reforçar as Unidades Paraná Seguro. Já estão instaladas dez UPS em Curitiba. No interior, Cascavel recebeu uma unidade no mês passado e Londrina deve ser a próxima a ter uma UPS. De acordo o coronel João de Paula Carneiro Filho, comandante da academia, o curso é dividido em duas etapas.

A primeira é a formação acadêmica, que prioriza a parte teórica da função, com ensino jurídico, sociológico, entre outros. A segunda é a formação prática, com o estágio operacional, onde os policiais aprendem a atuar nas ruas.

O policial militar Rovanir Bonfadini, de 33 anos, natural de Londrina, foi homenageado pelo governador Beto Richa por ser o primeiro lugar da turma.

De acordo com ele, o objetivo agora é contribuir colocando em prática aquilo que foi passado no curso.

Os 250 soldados concluíram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Paraná, realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com a formação, eles passaram de soldados de segunda classe para soldados de primeira classe. O curso teve carga horária de 1.189 horas.