Governo do Paraná reforça o atendimento básico de saúde nos municípios.

O governador Beto Richa entregou ontem, conjuntos com 65 itens para equipar 55 unidades de saúde da família construídas este ano com recursos do Estado.

Image
  • 22 de Novembro de 2012
  • 268

O governador Beto Richa entregou ontem, conjuntos com 65 itens para equipar 55 unidades de saúde da família construídas este ano com recursos do Estado.

São consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes. O investimento foi de dois milhões e seiscentos mil reais. Esta é a primeira vez que o governo estadual repassa equipamentos para o atendimento básico de saúde nos municípios.

Os kits começam ser entregues imediatamente aos 53 municípios contemplados nesta etapa. De acordo com o governador Beto Richa, os municípios precisam do apoio do Estado para garantir um atendimento mais eficaz e ágil.

O governador lembrou que o orçamento da saúde do ano que vem terá um acréscimo de 390 milhões de reais, o que garantirá a compra de mais equipamentos e a implantação e ampliação de diversos programas nos municípios, como a Rede Mãe Paranaense, a Rede de Urgência e Emergência, o HospSUS, que é o programa de apoio a hospitais públicos e filantrópicos, entre outros.

Beto Richa lembrou que em quatro anos serão mais de um bilhão e meio de reais em recursos adicionais para os municípios.

Para tornar mais ágil o repasse de recursos aos municípios, o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei alterando o modelo atual.

A proposta prevê que a partir do ano que vem os repasses serão feito “fundo a fundo”, ou seja, diretamente do Fundo Estadual da Saúde para os fundos municipais. Isso eliminará a necessidade de convênios e facilitará a aplicação das verbas em programas de saúde.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, enfatizou que é investindo na rede primária de saúde dos municípios, com custeio, investimentos de capital, equipamentos e capacitação, que a saúde será organizada pela base.

O secretário Michele Caputo Neto, informou que neste ano o governo investiu vinte e seis milhões e trezentos mil reais na construção e ampliação de 132 unidades de saúde.

Para 2013 estão previstos recursos de 59 milhões de reais para construção, ampliação e equipamentos de mais 150 unidades de saúde.

O prefeito de São João, região Sudoeste, Clóvis Cucolotto, ressaltou que os equipamentos vão auxiliar o trabalho dos profissionais da área e garantir mais qualidade de vida à população.

A reforma e construção de unidades da Saúde da Família integram o programa APSUS, criado para apoiar os municípios em três eixos: investimentos, custeio, e educação permanente, visando a melhoria da atenção primária à saúde em todo o Paraná.

O governo estadual repassa o incentivo estadual para 391 municípios, de acordo com o Fator de Redução das Desigualdades. Em 2012 foram repassados nove milhões e meio de reais e para o próximo ano estão previstos trinta milhões.