• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Prefeitos do Paraná pedem sanção da lei dos royalites do petróleo.

Os novos gestores municipais participam do Encontro de Líderes Públicos, promovido pelo Governo do Estado e Sebrae-PR.

Image
  • 29 de Novembro de 2012
  • 247

Mais de cem prefeitos eleitos e reeleitos fizeram em Foz do Iguaçu uma manifestação pedindo a sanção da presidente Dilma Rousseff da lei que redistribui os royalites do petróleo. Os novos gestores municipais participam do Encontro de Líderes Públicos, promovido pelo Governo do Estado e Sebrae-PR.

Eliezer Fontana, um dos coordenadores do movimento, disse que a manifestação é para alertar a presidente Dilma que o projeto beneficia milhares de municípios no Brasil que vão ter verba maior para investir e melhorar, em especial, a vida das pequenas e médias cidades.

Para o prefeito de Toledo, José Schiavinato, se a presidente Dilma sancionar a lei, os pequenos municípios terão repasse anual de quase 500 milhões de reais.

O prefeito eleito de Cidade gaúcha, Alexandre Lucena, considera que se houver sensibilidade da presidente, o Brasil sairá ganhando. Ele disse que o Brasil não é só Espírito Santo e Rio de Janeiro, por isto é preciso que a presidente olhe para todo mundo.

Da mesma forma, o prefeito de Florestópolis, na região Norte Central, Onício de Souza, concorda que os royalties devem ser divididos entre todos os municípios do Brasil.

Na terça-feira, o governador Beto Richa foi porta-voz dos demais governadores da região Sul na defesa da sanção presidencial da lei que revê a distribuição dos recursos que serão gerados a partir da exploração do petróleo. Segundo o governador, trata-se de uma riqueza nacional e precisa ser compartilhada com todos.

Na área da saúde, para garantir a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União na área, a Secretaria Estadual está angariando assinaturas dos prefeitos para um abaixo-assinado que será entregue ao governo federal.

No primeiro dia de evento em Foz foram obtidos cem novos apoios. O abaixo-assinado faz parte do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.

Por lei, os municípios são obrigados a destinar 15% das receitas na área da saúde, e os estados 12%. O secretário Michele Caputo Neto elogiou a participação dos novos gestores municipais na iniciativa e considerou muito boa interação deles com os órgãos do Estado.

Dentro do encontro, o secretário Caputo Neto destacou as apresentações do programa Mãe Paranaense, de redução de mortalidade infantil e materna, ações de auxílio ao planejamento do Plano Municipal de Saúde, de boas práticas de gestão e a orientação aos municípios sobre a dengue.