Vacinação contra Febre Aftosa imuniza mais de 200 mil bovinos na microrregião.

Os produtores que não realizaram os procedimentos determinados e não conseguiram comprovar a vacinação no prazo deverão procurar o Núcleo da Seab e Adapar para regularizar a situação.

Image
  • 03 de Dezembro de 2012
  • 301

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), encerrou na sexta-feira, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

A mobilização iniciou no dia 1º de novembro, e todo o rebanho paranaense deveria ser imunizado. Na Regional de Francisco Beltrão, que compreende 27 municípios, dentre os quais estão os sete municípios do Núcleo Regional da Seab de Dois Vizinhos, a médica veterinária e supervisora regional da Adapar, Kátia Formighieri, foi quem acompanhou os trabalhos. De acordo com ela, tudo transcorreu normalmente. Até na quinta-feira, 29, pouco mais de 70% dos produtores já haviam comprovado a vacinação nos escritórios da Adapar e Seab.

Ao todo, nos 27 municípios da Regional, são mais de 700 mil animais que compõe o rebanho. Somente no Núcleo de Dois Vizinhos, que engloba os municípios de São Jorge do Oeste, Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra, são mais de 200 mil cabeças.

"Quem não vacinou e comprovou a vacinação até o dia 30 de novembro está pendente no setor, e tem que buscar regularizar a situação. Estes produtores serão notificados e os reincidentes poderão ser até penalizados", conta Kátia.

A Adapar tem a responsabilidade de controlar absolutamente todo o processo de imunização do rebanho. As casas veterinárias que comercializam as vacinas contra a febre aftosa são cadastradas e monitoradas, tendo que fornecer nota fiscal de todas as doses comercializadas ao produtor, e uma cópia à Adapar.

A Agência ainda acompanha o recebimento das vacinas pelas casas veterinárias e monitora o controle de temperatura e armazenamento adequado dos medicamentos.

Ainda conforme a supervisora, após vacinar o animal é comum perceber algumas reações. Os produtores que não realizaram os procedimentos determinados e não conseguiram comprovar a vacinação no prazo deverão procurar o Núcleo da Seab e Adapar para regularizar a situação. Em Dois Vizinhos, o escritório fica na Rua Souza Naves, 77, e o telefone é (46) 3536-2848.