O Estado vai disponibilizar aos municípios paranaenses um bilhão e cem milhões de reais para investimentos para infraestrutura urbana nos municípios paranaenses.
295
Os municípios do Paraná vão ganhar mais competitividade com o Programa de Modernização da Infraestrutura, o Proinfra, que prevê a aplicação de 12 bilhões e 500 milhões de reais em rodovias, portos, energia, saneamento, habitação e construção de prédios públicos.
A opinião foi manifestada pelo secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, durante o encontro com prefeitos, na sexta-feira, em Foz do Iguaçu.
Ele classificou o Proinfra como um programa inovador que vai apoiar o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Cássio Taniguchi disse ainda que este é um programa moderno para apoiar toda a estrutura econômica estadual.
No encontro, os administradores municipais receberam orientações sobre como participar dos programas de Estado e acessar linhas de financiamento. O secretário Cássio Taniguchi afirmou que os municípios precisam fazer um planejamento apropriado e agilizar a elaboração de projetos.
Segundo ele, o governo estadual precisou de um ano e meio da gestão para organizar, planejar e elaborar projetos.
Na palestra aos prefeitos, o secretário Cássio Taniguchi enumerou alguns programas que o Estado desenvolve que dependem da parceria com os municípios, como a construção de unidades habitacionais, postos de saúde e pavimentação viária.
Ele detalhou os empréstimos que o Estado está fazendo para colocar em prática os projetos. Serão 816 milhões de reais do Banco do Brasil, 157 milhões de reais do Banco Nacional do Desenvolvimento, 735 milhões de reais do Banco Mundial e 600 milhões de reais do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Cássio Taniguchi destacou ainda a importância da integração do governo estadual com as administrações municipais. Ele disse que a recomendação do governador é descentralizar a administração e promover um desenvolvimento homogêneo do Paraná.
O Estado vai disponibilizar aos municípios paranaenses um bilhão e cem milhões de reais para investimentos para infraestrutura urbana nos municípios paranaenses. Devido às dificuldades financeiras das prefeituras, o governador Beto Richa determinou que os pequenos municípios sejam isentos de contrapartida nos convênios.