Hoje, pode até chover, mas de forma isolada e com pancadas rápidas.
359
A segunda-feira foi dia de reparar os prejuízos causados pelos temporais registrados no último fim de semana, em diversas regiões do Paraná. Hoje, pode até chover, mas de forma isolada e com pancadas rápidas. A partir de quarta-feira (5), no entanto, áreas de instabilidade que se formam sobre o estado devem ganhar força e, com isso, podem ocorrer novas tempestades.
“Na maior parte do estado, o tempo está bem instável, com temperaturas elevadas e umidade. Essas condições favorecem a formação das áreas de instabilidade”, explicou a meteorologista Vanessa Dávila, do Instituto Tecnológico Simepar.
Para a quarta-feira, a previsão é de chuvas em todas as regiões do estado. As tempestades, com possibilidade de vendavais e queda de raios, devem ocorrer principalmente a partir do período da tarde e podem se estender até a quinta-feira (6).
No domingo (2), choveu 41,4 milímetros em Curitiba: mais de um quarto do previsto para todo o mês de dezembro. A tempestade se concentrou em uma pancada intensa, que durou cerca de uma hora. No aeroporto do Bacacheri, as rajadas de vento foram superiores a 60 quilômetros por hora.
Na região metropolitana, o vendaval foi ainda maior: os ventos atingiram 87 quilômetros por hora no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. De acordo com um relatório da Defesa Civil, quase 800 pessoas, de dez cidades, foram afetadas.
Neste início de semana, o tempo segue abafado, principalmente entre as regiões Sudoeste e Norte, onde as temperaturas passam dos 30ºC. De acordo com o Simepar, podem ser registradas pancadas rápidas de chuva, mas o volume de precipitação esperado não chega a ser significativo.