Os dados foram fechados neste mês, com a investigação de todos os casos de mortes maternas notificados.
287
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou ontem, que o Paraná registrou em 2011 o menor índice de mortalidade materna. Foram 51,67 mortes de mães para cada 100 mil crianças nascidas vivas.
Os dados foram fechados neste mês, com a investigação de todos os casos de mortes maternas notificados. Em relação ao número registrado em 2010, que foi de aproximadamente 66, a redução foi de 21,4%.
Segundo Michele Caputo Neto, a queda aconteceu graças a ampliação do HospSus e o fortalecimento da atenção primária às mães, além da consolidação da Rede Mãe Paranaense.
O Programa de Apoio aos Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS do Paraná, o HospSus, foi lançado em julho de 2011, e destina recursos para custeio, obras, aquisição de equipamentos e capacitação profissional. Ao completar um ano de programa, o Paraná conseguiu reduzir em 90% o déficit de leitos de UTI neonatal.
O HospSus atende 50 hospitais considerados estratégicos para as regiões. Para o ano que vem, estão previstos 57 milhões de reais para custeio dos hospitais credenciados e 35 milhões para obras e equipamentos.
A secretaria da saúde também estuda uma forma de apoiar hospitais de pequeno porte. Além da Rede Mãe Paranaense, os hospitais que integram o HospSus também são referências regionais para a Rede de Urgência e Emergência.
Eles concentram a maior parte dos atendimentos que necessitam de retaguarda hospitalar de média e alta complexidade, como leitos de Unidade de Terapia Intensiva.