Projeto de lei quer limitar o peso das mochilas escolares no Paraná.

De acordo com o projeto, alunos de até dez anos não podem levar mais do que 5% do próprio peso na mala. O limite sobe para 10% para quem tem mais idade.

Image
  • 06 de Dezembro de 2012
  • 377

Um projeto de lei, aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quer limitar o peso da mochila escolar conforme a idade e o peso da criança. De acordo com o projeto, alunos de até dez anos não podem levar mais do que 5% do próprio peso na mala. O limite sobe para 10% para quem tem mais idade. Para entrar em vigor, o projeto depende ainda de mais duas votações na Alep e da aprovação do governador.

 O autor do projeto, deputado Luis Eduardo Cheida (PMDB), disse que estudos científicos estabeleceram essa fórmula para evitar problemas de coluna em crianças e adolescentes

Caso o projeto vire lei, escolas públicas e particulares vão receber periodicamente a visita de fiscais da secretaria de educação. Eles vão pesar alunos e mochilas. Se a mala estiver acima do peso máximo, o diretor do colégio será responsabilizado. Primeiro com uma advertência e depois com multa de R$ 670. O material que estiver pesando demais terá que ser guardado na própria escola.