Desde o ano passado, o programa de habitação de interesse social do governo do Estado, Morar Bem Paraná, em parceria com o governo federal, atendeu 44 mil famílias.
243
Em cerimônia no Palácio do Planalto e em mais quatro estados brasileiros, foi celebrada esta semana a entrega de um milhão de casas e a contratação de mais um milhão pelo programa habitacional do governo federal, Minha Casa Minha Vida.
Na ocasião, a presidente Dilma Roussef destacou a importância da moradia própria na mudança de vida de uma família e divulgou a meta de contratar outras um milhão e 400 mil unidades habitacionais até 2014.
O Paraná tem contribuído para este resultado. Desde o ano passado, o programa de habitação de interesse social do governo do Estado, Morar Bem Paraná, em parceria com o governo federal, atendeu 44 mil famílias. Até o fim de 2014 estima-se atender 110 mil famílias, tanto na área urbana quanto na rural.
De acordo com o presidente da Companhia de habitação do Paraná, Cohapar, Mounir Chaowiche, o trabalho está sendo realizado em conjunto com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e órgãos do próprio governo do Estado para atender as famílias com moradia digna.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal que promove a produção ou aquisição de novas unidades habitacionais, ou a requalificação de imóveis urbanos, para famílias com renda mensal de até 5 mil reais. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
Na primeira fase, foram contratadas mais de um milhão de moradias. A meta para a segunda fase do Minha Casa Minha Vida, que teve o decreto de regulamentação publicado no último dia 28 de agosto, é construir dois milhões de casas e apartamentos até 2014.