• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

RESUMO DA SEMANA

com

ALEXANDRE BAGGIO
WELLINGTON BASSO
ISLAN ROQUE
RENATA PAGNONCELLI

Foco de raiva confirmado em Marmeleiro.

No Paraná, só este ano foram identificados 116 focos de raiva.

Foco de raiva confirmado em Marmeleiro.
  • 10 de Dezembro de 2012
  • 250

A regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), de Francisco Beltrão, confirmou a existência de um foco de raiva na comunidade de km 5, interior de Marmeleiro.

Conforme o médico veterinário, Marcos Douglas Santolin, fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foi apenas em um animal que o foco foi detectado. Segundo ele a coleta do material foi feita no dia 11 de novembro e o resultado positivo chegou no dia 13. Após a confirmação, toda a família que reside na propriedade onde o foco foi encontrado, foi orientada a procurar uma unidade de saúde para receber a vacina preventiva. Essa medida foi necessária para prevenir, principalmente que o produtor acabasse infectado, já que ele havia manipulado o animal.

Além da orientação à família, o médico veterinário comentou que a equipe da Secretaria visitou todas as propriedades, num raio de 12 km, orientando sobre a necessidade de vacinação dos animais. Ele também informou que deverão ser vacinados além dos bovinos, todos os animais de produção, como os equinos, caprinos e neste caso, os ovinos. No entanto, o vírus pode afetar qualquer mamífero.

Os cachorros e gatos também entram na lista, mas essa é uma orientação que parte da vigilância sanitária do município em parceria com a 8ª Regional de Saúde.

A raiva é uma doença que não tem cura, tanto para os animais como para os seres humanos e geralmente ela é transmitida aos bovinos, principalmente, pelos morcegos hematófagos, espécie comum na região.

Santolin explicou que quando se tem o conhecimento de morcegos contaminados, sempre é feito o controle desses animais. Contudo as colônias não são eliminadas por inteiro. Na região de Renascença, Marmeleiro e Francisco Beltrão já foram cadastrados 26 abrigos.

Ele também informou que esse foi o primeiro foco de raiva identificado em Marmeleiro. Contudo, em 2007, já foi registrado foco em Renascença e no ano passado em outros municípios do Sudoeste.

No Paraná, só este ano foram identificados 116 focos de raiva.