No total, a iniciativa prevê a transferência de 6 milhões e 400 mil reais aos municípios selecionados no próximo ano.
336
Foi aprovada, na sexta-feira, a criação do Piso Paranaense de Assistência Social. A medida vai atender inicialmente 86 pequenos municípios com até 20 mil habitantes a partir do ano que vem.
No total, a iniciativa prevê a transferência de 6 milhões e 400 mil reais aos municípios selecionados no próximo ano. O anúncio aconteceu na última reunião plenária deste ano do Ceas, o Conselho Estadual de Assistência Social, que é um órgão deliberativo ligado à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
Segundo a coordenadora de assessoria financeira da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Marcela Evangelista, os recursos serão destinados para ações de proteção social básica e especial, aprimoramento de gestão e benefícios eventuais.
Essas ações acontecerão dentro dos Centros de Referência de Assistência Social, os Cras, e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, os Creas.
A definição dos 86 municípios e das famílias beneficiadas acontecerá no início do ano que vem e será pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado e deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social. A liberação dos recursos está prevista para o começo do segundo semestre, após os trâmites de organização e legalização do processo.