A estimativa do governo estadual é investir 950 milhões de reais em edificações nos próximos dois anos.
423
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, a criação da Paraná Edificações, nova autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que será responsável pela reforma e construção dos prédios públicos do Estado, à exceção dos da Secretaria de Educação.
A estimativa do governo estadual é investir 950 milhões de reais em edificações nos próximos dois anos. De acordo com o secretário da Infraestrutura, José Richa Filho, a nova autarquia nasce enxuta e vai padronizar os estudos e projetos para construção e reforma de imóveis públicos.
Outra característica da autarquia, segundo o secretário, é que a nova estrutura, vai trabalhar com o conceito de sustentabilidade, erguendo prédios verdes.
A Paraná Edificações convocará, ao longo de dois anos, 94 engenheiros civis aprovados em concurso público para acompanhar a contratação de projetos e obras. Também vai orientar tecnicamente prefeituras e órgãos públicos, além de escritórios de engenharia e arquitetura terceirizados que prestam serviços ao governo estadual.
O novo padrão de licitações a ser seguido pela autarquia está definido nos Cadernos Orientadores, um conjunto de publicações que explica como fazer estudos, termos de referência e projetos para obras de prédios públicos.
Os cadernos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura, o www.infraestrutura.pr.gov.br.
O treinamento do corpo técnico estadual já está acontecendo em oficinas promovidas pelo governo e será estendido para técnicos de prefeituras e de escritórios contratados para elaboração de projetos.