O Paraguai já registra cerca de 30 mil casos e 70 mortes por dengue neste ano.
378
O Comitê Internacional de Controle da Dengue foi criado, ontem, em Foz do Iguaçu, e terá representantes do Governo do Paraná, Itaipu e Paraguai. A missão é articular ações integradas para conter o avanço da doença na região de fronteira. O governo argentino também será convidado a participar nas próximas discussões.
O Paraguai já registra cerca de 30 mil casos e 70 mortes por dengue neste ano. Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a criação do comitê foi uma proposta do Estado do Paraná devido à situação preocupante do país vizinho.
De acordo com Sezifredo Paz, a Itaipu Binacional anunciou a contratação de 250 técnicos para o controle da dengue que atuarão por seis meses no lado paraguaio.
No lado brasileiro, 16 técnicos do Governo do Estado estão apoiando as ações desenvolvidas pela prefeitura de Foz do Iguaçu.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assegurou a liberação de 350 mil reais para contratação emergencial de agentes de endemias, aquisição de insumos e outros gastos necessários para a manutenção das atividades. A região também contará com o teste rápido para diagnóstico da dengue.