Rosemary Noronha é ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo e foi afastada após ser indiciada pela Polícia Federal na operação Porto Seguro.
312
A Mesa do Senado aprovou, na tarde de ontem, o pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as atividades do gabinete regional da Presidência da República em São Paulo.
O autor do requerimento, senador Mário Couto (PSDB-PA), quer saber quem solicitou e quem autorizou o passaporte diplomático de Rosemary Nóvoa Noronha e quais as justificativas para sua emissão. Rosemary Noronha é ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo e foi afastada após ser indiciada pela Polícia Federal na operação Porto Seguro.
Na justificativa, Mário Couto explica que o pedido foi motivado por reportagem veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, de 27 de novembro, intitulada “Ex-assessora de Lula indiciada pela PF teve passaporte especial”, mostrando que Rosemary de Noronha possuía passaporte especial e acompanhou o ex-presidente Lula em diversas viagens internacionais durante seu mandato.
Outro requerimento aprovado trata do pedido de informações à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella.
Os membros da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), autora do requerimento, querem saber o andamento de determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) acerca de medidas de aprimoramento da gestão ambiental do governo.