• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

PIB do Paraná deve crescer o dobro da média nacional.

Em 2011, o PIB do Estado foi avaliado em 242 bilhões de reais.

Image
  • 19 de Dezembro de 2012
  • 284

O PIB, Produto Interno Bruto do Paraná deve crescer 1,9% de janeiro a outubro de 2012, em relação ao mesmo período de 2011. A variação equivale a quase o dobro da registrada no País, estimado em 1% pelo Banco Central, a partir de pesquisa com instituições de mercado. A estimativa foi apresentada ontem, pela diretoria do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, junto com outros dados sobre o comportamento da economia estadual neste ano.

Em 2011, o PIB do Estado foi avaliado em 242 bilhões de reais. Diante da conjuntura nacional, os números são considerados positivos pelo presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço, mesmo levando em conta que o crescimento do PIB paranaense este ano ficou abaixo do registrado em 2011.

Segundo ele, a desaceleração deve-se à crise financeira internacional e à estiagem que atingiu o Estado no início do ano, gerando quebra de aproximadamente 20% na safra de verão. Gilmar destacou que o resultado do Estado surpreende, pois é praticamente o dobro da média nacional, num momento em que há uma estagnação da economia mundial, principalmente nas grandes economias. De acordo com ele, a perspectiva para os próximos anos é bastante positiva, graças principalmente ao Paraná Competitivo, programa de incentivos criado pelo Governo do Estado para fomentar a industrialização.

O presidente do Ipardes lembra que a produção industrial no Paraná caiu 1,3% de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, a redução é a menor entre os estados do Sul e abaixo da média nacional. Mesmo com queda na produção, o Paraná foi o estado que apresentou a maior taxa de geração de empregos na indústria, com crescimento de 2,5%, de janeiro a outubro.

Desse total, 13,2% foram criados na Região Metropolitana de Curitiba e 86,8% no interior.

O diretor de estatísticas do Ipardes, Daniel Nogima explicou que a região metropolitana concentra empregos na área de metalmecânica, indústria mais pesada, enquanto o interior tem a indústria mais voltada para as áreas de alimentos, móveis e madeira.

A indústria paranaense também teve este ano o melhor desempenho do País no que diz respeito aos salários pagos. A folha de pagamento do setor aumentou 8,5% de janeiro a outubro, enquanto a média nacional foi de 3,2%. Considerando todos os setores, o Estado gerou cerca de 112 mil empregos formais até outubro.

Desse total, 73,1% foram no interior, com destaque para a região Noroeste. De acordo com Gilmar Lourenço, este crescimento é decorrente dos melhores salários pagos aos trabalhadores.

A equipe do Ipardes também apresentou dados sobre comércio exterior. De janeiro a outubro, o Paraná exportou o equivalente a 16 bilhões de dólares, 500 milhões a mais que no mesmo período do ano passado. As importações feitas pelo Paraná chegaram a 18 bilhões de dólares em novembro.