Os detentos saem de oito unidades penais, por portarias de saída temporária, que são publicadas regularmente durante todo o ano, segundo decisão do Poder Judiciário.
329
A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná vai liberar cerca de 2.600 presos do regime semiaberto para passar as festas de fim de ano com seus familiares. Os detentos saem de oito unidades penais, por portarias de saída temporária, que são publicadas regularmente durante todo o ano, segundo decisão do Poder Judiciário. Outros presos poderão ganhar a liberdade por decreto presidencial, que concede indulto.
Pelas portarias, os presos podem deixam as unidades de acordo com a pena de cada um. Os que residem em Curitiba ou região metropolitana ficam fora da unidade de 3 a 12 dias. As saídas começaram na segunda-feira e vão até dia 31. Os presos que vão para o interior do Paraná e outros Estados podem ficar ausentes de 6 a 12 dias.
No final de 2011, 95% dos presos que tiveram liberdade temporária no fim de ano retornaram aos estabelecimentos penais. Dos 2.555 liberados, 169 não retornaram às unidades. No dia previsto para o retorno, o preso deve estar na unidade até às 16 horas, com tolerância de até uma hora, caso contrário será considerado evadido.
A Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara, terá o maior número de beneficiados, com 1.290 liberações e o Centro de Regime Semiaberto Feminino, em Curitiba, vai liberar 154 mulheres.
As outras unidades são o Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa, que liberará 132 presos; o Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, 240; a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, 92; o Centro de Ressocialização de Londrina, 100; a Colônia Penal Industrial de Maringá, 253; a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, 12; e a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, que terá 304 saídas.
Em paralelo, a secretaria da Justiça promove ação de prevenção do HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis em duas unidades prisionais, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná.
A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, explica que esta campanha tem como meta conscientizar e promover a prevenção do vírus do HIV e DSTs para cerca de 140 mulheres do CRAF e 1.300 homens da CPAI.